Encontra aqui o que procuras:

Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de junho de 2009

Humor, ou talvez nao...

Ouvi da minha própria boca uma frase interessante, há pouco tempo: para tentar fazer comédia, é preciso tomates...

(decorei-a porque normalmente só digo 2 ou 3 frases interessantes por ano, e esta acho que foi a primeira...)

E é. Se for para fazer chorar, basta contar uma historia que envolva uma criança desaparecida, um caso de cancro ou sida, um bárbaro espancamento, ou as relações da elsa raposo... é fácil chorar ou ficar comovido... agora fazer rir já não é bem assim…


Exemplo: que piada tem se após cortarmos as unhas tentamos abrir uma lata de sumo ou cerveja e não conseguimos? nenhuma... certo?

...mas se em seguida fizermos isso com os dentes, e morrermos a seguir porque a lata continha veneno dos ratos, já é uma tragédia, certo???


Outro exemplo: que piada tem pensar que os medicamentos para emagrecer ajudam o "trânsito intestinal", o que na prática quer dizer que nos põe a cagar fininho??? Nada de especial, certo?

mas se conhecermos alguém que tomou estes medicamentos e teve complicações e acabou por abortar... já é uma tragédia, certo???

Curioso que para coisas tristes temos muito mais tendência a nos sensibilizar... para coisas alegres... já não é bem assim.

A diferença está em que cada um tem o seu humor. o registo da "tragédia" é mais linear entre os seres humanos...

Era tão bom que conseguisse-mos inverter esta coisa... para temas que gerassem alguma piada, toda a gente sorria mais um bocadinho... para temas tristes... deixa passar...

Tipo: um homem e uma mulher morreram porque estavam a dar uma dentro do carro, sem querer destravaram a viatura e caíram por uma ribanceira abaixo... era trágico, especialmente se conhecesse-mos alguém, certo? Ou se o carro fosse nosso…

Mas porque é que não podemos pensar coisas como:

"Será que ao menos se vieram? já que de certeza que foram..."
"Morreram felizes, não morreram?"
"Será que foi o marido dela que os seguiu, empurrou o carro, e agora fica com a massa toda dela e ainda a empregada de limpeza que é ucraniana e tem 20 aninhos...boa como o milho???"
"Será que o carro tinha tecto de abrir e eles viram estrelas?"
"Quando iam a gritar na queda, era do susto ou do orgasmo?"
"Será que o ultimo pensamento dele foi se deixou o futebol a gravar?"
"Será que o ultimo pensamento dela foi se tinha as unhas arranjadas para o funeral?"

mas não... todos vamos pensar "coitadinhos... ainda nem tinham 80 anos...."

Pensem em coisas alegres… deixem lá o resto…

Pensem na Lili Caneças... o que interessa é rir. Mesmo que seja devido aos arames que ela tem a segurar as peles... mas ela ri-se... e quando morrer, também vai a rir, porque ninguém tira os arames... senão cai a pele...

uma última nota:

"Pioneer quer encerrar fábrica do Seixal colocando 127 trabalhadores no desemprego"

…eu leio assim "vão nascer mais 127 lugares de arrumadores de automóveis na margem sul"

…E gostava de ler assim "donos da Pionner encontrados mortos dentro de um carro que caiu numa ribanceira. A fortuna foi para uma ucraniana de 20 anos que trabalhava na casa dos senhores, e não vai fechar a fabrica no seixal porque 20 dos 127 trabalhadores são oriundos de países de leste..."

...riam-se da crise, senão é ela que se ri de vocês...

Sem comentários:

Enviar um comentário